terça-feira, 30 de junho de 2009

DICAS- MEDIDAS SIMPLES QUE AJUDAM O MEIO AMBIENTE


MEDIDAS SIMPLES QUE AJUDAM O MEIO AMBIENTE


Quer colaborar com a preservação do planeta? Algumas simples mudanças de hábito na sua casa podem fazer uma grande diferença. E as transformações podem trazer benefícios até para o seu bolso. Ficar menos tempo no banho, por exemplo, economiza água, enquanto apagar as luzes de ambientes vazios pode levar a uma redução na conta de energia elétrica. Confira, então, dez dicas preparadas pelo Greenpeace para você, que pretende ser mais ecológica.

1. Calçadas devem ser varridas, não lavadas. No máximo, use um balde, de preferência com água que já foi usada na lavagem de roupas, por exemplo.

2. Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Evite abrir as portas sem necessidade.

3. Procure não utilizar o ar condicionado no máximo e, sempre que o aparelho estiver ligado, mantenha as portas e janelas fechadas para evitar o desperdício de energia.

4. Acumule várias peças de roupa para passar tudo de uma vez e evite usar o ferro quando outros aparelhos estiverem ligados para evitar sobrecarga da rede elétrica.

5. Regule o chuveiro para estação verão e evite tomar banhos entre 18h e 24h. Diminua também o tempo de banho.

6. Para iluminar a casa, dê preferência para a luz natural do sol. À noite, use lâmpadas fluorescentes em vez das convencionais. Apague as luzes de cômodos vazios.

7. Coloque uma garrafa pet na caixa de água do vaso sanitário – se houver. Isso diminui a quantidade de água usada na descarga.

8. Regule as torneiras da sua casa. O pinga-pinga pode gerar desperdício de até 46 litros de água por dia.

9. Nunca compre móveis que não possuam o selo FSC, que é a garantia de que a madeira utilizada não veio do desmatamento.

10. Escove os dentes com a torneira fechada. É uma forma simples de economizar água.

Nenhum comentário: