Membros

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ETIQUETA-BODAS DE CASAMETOS E TEXTO PARA COVITES


A Decoração
Um detalhe a mais


A decoração é um dos aspectos mais importantes de um casamento. Isso porque é a decoração quem dá ao casamento sua atmosfera única, personalizada.

A decoração de um casamento é o mais dominante elemento visual, especialmente a decoração da recepção. Esta é, definitivamente, uma área que merece todo o foco de uma assessoria.

Lembre-se: Seus convidados passarão a maior parte do tempo na recepção de seu casamento, então é importante criar uma atmosfera que busque unir conforto e beleza. A decoração ficará certamente na memória de todos.

Para começar a pensar em decoração, devemos pensar no clima que queremos que o casamento tenha. Seria um casamento formal? Descontraído? Ou um casamento temático, com o conforto de um campo ou um clima bem tropical para uma praia?

Outra coisa que seu decorador precisará saber é se você tem alguma flor ou cor preferida, pois muitos projetos começam a partir deste detalhe.

Muitas pessoas que planejam seus casamentos sozinhas, sentem-se cansadas das mesmas idéias de decoração existentes. Uma assessoria de casamentos te ajudará a criar um projeto econômico e muito criativo. Unimos as mais diferentes tendências existentes no mundo para criar um casamento realmente surpreendente. Cuidamos de toda a ambientação, mobílias, peças, arranjos, velas... Claro, indicamos profissionais altamente competentes e com os melhores custo benefícios do mercado.

Relaxe... Seu casamento será definitivamente inesquecível!




A lista de presente
Presentes Especiais



Nas bodas de prata, presenteia-se o casal com objetos de prata ou na cor prateada. Nas bodas de ouro, presentes em cristal fino ou porcelana com filetes dourados, presentes com base de metal dourado, enfim, tudo que lembre a prata ou o ouro das bodas.

Na comemoração de bodas, os casais não fazem lista de presentes. Como já têm casa montada, costuma-se presentear com um arranjo de flores, objetos de decoração ou livros. Alguns casais enviam dentro do convite um cartãozinho num envelope em branco sugerindo donativos para instituições de caridade no lugar de presentes. Coloca-se o nome da instituição para que os convidados possam fazer

cheque nominal a mesma





Aniversário de Casamento
Sugestões de Presentes


Para a ocasião de comemoração de 50 anos de casamento. Pois estou em dúvida que tipo de presente devo comprar.
Quanto a sua pergunta sobre o presente ideal para comemoração de bodas ouro geralmente se dá uma peça em dourado , representando assim a celebração do Ouro.

Isso pode ser alguma peça decorativa: porta retrato, castiçal, porta jóia, relógio, etc. Ou pode-se ainda dar algo útil como uma peça de enxoval: um jogo de toalhas ou lençóis, ficando a seu critério.

,

As Lembrancinhas
Lembrancinhas personalizadas



Nada mais apropriado do que oferecer lembrancinhas personalizadas nessa ocasião. São diversas opções para todos os tipos de festa!

• Amêndoas embaladas em papel metalizado prateado ou dourado dentro de delicados saquinhos de tule;
Monóculos - Alternativa Studio
clique na imagem
• Bem-casados amarrados com fitinhas na cor da bodas;

• Dois monóculos com a foto do casal: um contendo uma foto do dia do casamento e outro contendo uma foto atual;

• Bloquinhos de papel reciclado com o nome do casal gravado em dourado ou prateado;

• Mini garrafas de vinho ou champanhe.




Bodas, comemore o aniversário de casamento
Celebrar o aniversário de bodas é importante para o casamento



Comemorar o aniversário de seu casamento é de grande importância a partir do primeiro ano. No Brasil, as mais conhecidas são as Bodas de Prata e a de Ouro, mas toda data deve ser lembrada com bastante carinho, ainda mais para os casais que realmente são felizes.

A palavra boda significa comemoração, por isso, todos os anos esta data deve ser celebrada com um carinho todo especial. Os primeiros aniversários geralmente são comemorados com troca de presentes, jantares ou um programa a dois. Entretanto, a partir dos 25 anos de casamento a data passa a ter um caráter social.

As bodas de prata e de ouro acabam se transformando em um grande acontecimento, onde a família e os amigos íntimos são convidados para participar desta linda celebração. Então, vale a pena investir e fazer uma festa que seja inesquecível para todos, inclusive, aluguem ou comprem um belíssimo traje de festa, pois este momento requer que tudo fique perfeito.

Para as mulheres é importante que o vestido seja escolhido com bastante calma, porque no seu aniversário de casamento você deve levar em consideração o tipo de evento que estará organizando, o horário em que ocorrerá a comemoração, idade e tipo físico.

Em uma boa festa de boda são enviados convites, é contratado serviço de buffet, salão de festas, banda, entre outros detalhes que envolvem um evento. Outra dica é confeccionar bem-casados e oferecer como uma lembrança deste dia memorável e totalmente inesquecíve



Bolo de bodas
Com detalhes em prata ou dourado



O bolo de bodas deve ter um detalhe prateado ou dourado na cobertura, no prato ou ao menos na toalha da mesa. Também se usa colocar no bolo 25 ou 50 velas, que o casal apaga, cercado pelos filhos e netos. A decoração também pode acompanhar o mesmo estilo.




Cerimônia de bodas




Quando houver cerimônia religiosa, existem duas possibilidades para o cortejo:

1º - O pai dá o braço à filha mais velha e o filho mais velho dá o braço à mãe. O cortejo é seguido pelos outros filhos e filhas. Em seguida entram noras, genros e netos que poderão posicionar-se nos primeiros bancos próximos ao altar.

2º - Se houver netos, estes entram primeiro, seguidos pelos filhos e filhas com seus respectivos pares e, por último, o casal. Os filhos e netos se posicionam no altar ou nos primeiros bancos (dependendo da quantidade de pessoas).

Escolham uma música bonita para a entrada entre o vasto repertório dos compositores eruditos. Não é necessário repetir a marcha nupcial.

No final da cerimônia o casal sai à frente. Os netos vêm logo atrás seguidos pelos filhos, noras e genros.

Os cumprimentos não devem ser recebidos na porta da igreja e sim no local da recepção.



Comemoração a Dois
4 Idéias



1- Preparem juntos um jantar onde cada um ficará responsável por fazer um prato que seja a sua especialidade. Arrumem a mesa bem bonita com os pratos, copos, talheres e guardanapos mais requintados que vocês tiverem em casa. Deliciem-se com o resultado!

2- Comecem uma noite inesquecível tomando um delicioso banho relaxante juntos. Separe as toalhas mais macias, coloque na cama o melhor lençol, compre morangos, champanhe e chocolate e deixe tudo prontinho, perto da cabeceira da cama. O restante fica por conta da criatividade de vocês!

3- Descubram novos lugares da casa para fazer amor e divirtam-se durante um dia todo de comemorações!

4- Faça uma surpresa e leve seu amor à um lugar que você sabe que ela/ele adoraria conhecer. Pode ser uma praia, um hotel, uma cidadezinha charmosa, etc. Prepare tudo com muita discrição para que ela/ele não desconfie de nada. Inclua vários mimos no "pacote": massagem, um jantar à luz de velas, café na cama e tudo mais que a imaginação permitir!



Os Trajes
Marido e a Esposa



Para o marido o mais apropriado é um terno escuro, sapatos pretos, camisa de boa qualidade e gravata muito bem escolhida que pode ser em tons prateados no caso das bodas de prata.

A mulher não precisa usar cinza ou prata. Pode escolher um vestido na cor de sua preferência e completar o visual com um lindo colar ou outro acessório prateado. Vestidos em cores com detalhes em prata também são uma boa opção.

Nas bodas de ouro ela poderá escolher entre um vestido ou duas peças em tecido brocado de dourado ou com detalhes nesse tom.

Os convidados devem se vestir de acordo com o grau de formalidade de ocasião. Se o traje não estiver especificado no convite, a menos que seja um churrasco no campo, o mais correto é optar pelo passeio completo que, resumidamente, para os homens significa terno escuro de padrão único com gravata e, para as mulheres, tailleurs ou vestidos confeccionados com bons tecidos, sapatos de saltos altos, meias finas e bolsas pequenas.



Por Onde começar
Cerimônia religiosa ou não?




Definam se haverá ou não uma cerimônia religiosa. Em caso afirmativo, escolham a igreja, que poderá ser a mesma onde foi celebrado o casamento. Caso a data caia em um dia da semana, transfiram a comemoração para o final de semana mais próximo para facilitar a vida dos convidados.

O casal deve definir as alterações que serão feitas nas alianças:

No caso das bodas de prata, há quem prefira encomendar novas alianças em ouro branco com folhas de hera* gravadas. Outra opção seria acrescentar um filete de platina, ouro branco ou prata às alianças que o casal já usa.

As alianças das bodas de ouro são confeccionadas em ouro, ligeiramente mais grossas que as do casamento. No topo, recebem ainda uma camada superposta, ainda em ouro, mas em tonalidade diferente, onde são gravadas as folhas de hera*.

* A folha de hera é o símbolo da fidelidade.

Façam a lista dos convidados e escolham o tipo de recepção:almoço, jantar, brunch, coquetel, etc e o local: restaurante, clube, a própria casa, salão de festas de um hotel, etc.

Definidos todos esses detalhes, a organização será feita como se fosse um casamento: reservas, pagamento de taxas, aluguel de material, escolha de louças, toalhas, cardápio, bebidas, flores para decoração, etc.
Bodas de Casamento

Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil. é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.

Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.

Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".

De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual.

Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.

casal idoso

A própria definicação da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene. Segundo os dicionários:

Casamento: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial.

Casamento: sm. 1. União solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil; núpcias. 2. A cerimônia dessa união. 3. Fig. Aliança, união. (Dicionário Aurélio).

É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Por exemplo:

OURO: O ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade.

DIAMANTE: Da palavra grega "adamas" que significa força e eternidade do amor surgiu a denominação diamante.

Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união. Nas joalherias, tradicionalmente são produzidas alianças específicas para as bodas de prata e bodas de ouro. alianças - pesquise preços

O anel como sinal de comprometimento, ou seja, a aliança, foi utilizada a primeira vez pela Civilizacao Romana repetindo-se esta tradição até hoje em outros povos. As alianças de casamento assumem um papel de grande importância nessa comemoração, pelo próprio significado do nome dado a essa jóia:

aliança de ouro

Aliança: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento.

Aliar ( do latim "alligare" ) : unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se."

Conta-se que por volta de 1800 eram divididas ao meio e internamente tinham escritas frases como "Para sempre" e "Eu te amo", ou pedras encrustadas.

Embora a maioria das pessoas só conheça as bodas de prata (25) e de ouro (50), a cultura popular associou um material para cada aniversário de casamento, independentemente dos anéis, que representa uma nova etapa de vida.

alianças

Haja criatividade!

Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:

01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala

25º - Bodas de Prata

26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato

45º - Bodas de Rubi

46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio

50º - Bodas de Ouro

51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli

58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja

60º - Bodas de Diamante

61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
aliança com brilhante - compare preço de anéis

64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira

75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro

76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá

O próximo ??? Ora, use a imaginação !!!

Vale a pena comemorar! Não achas? Então faça acontecer, faça valer a pena!


Fontes

ikipédia, a enciclopédia livre. Consultado em Março/2007. Endereço:

textos para convites de bodas

Luiz Carlos, Zélia e Marina
Paulo, Eliana e Rodrigo,
Carlos Roberto, Márcia e Daniel

convidam para a cerimónia religiosa das Bodas de Ouro de

Carlos e Eliane

a realizar-se às dezoito horas do dia vinte e um de Setembro
de dois mil e três, na Igreja São José - Centro.

Av. Maranguape, 290 – Serra
Vitória – ES
Texto nº 01
Filhos, genros, noras, netos e bisnetos
convidam para a Missa em Acção de Graças
pelas Bodas de Ouro de
Adolfo e Ephigêny
a realizar-se às vinte horas do dia dez de Dezembro de dois mil e três,
na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.

Rua Águas Claras, 119 – Floresta
Santo Antônio – MG
Texto nº 02
Elisa Alexandre Victor

convidam os amigos a participarem da missa em Acção de Graças
pelas Bodas de Prata de seus pais

Expedito e Marina

a realizar-se às vinte horas do dia dez de Novembro de
dois mil e três, na Capela Jesus Maria José,
Jardim Brasil.

Av. Presidente Tancredo, 2225/109
Salvador – BA
Texto nº 03
É com muita alegria e agradecidos a Deus que
Samuel Helena Sérgio
Fátima Marcos Doroteia
Graça Amélia António
noras genros e netos

convidam para a Missa em Acção de Graças pelas Bodas de Ouro de

Joseph e Tereza

a realizar-se às dezanove horas do dia 20 de Novembro de
dois mil e três, na Igreja São Sebastião.

Rua Cláudio, 55 - Nova Ponte
Uberlândia – MG
Texto nº 04
A família Santos de Monet convida para a missa em
Acção de Graças pelas Bodas de Prata de

Antonio e Angela

a realizar-se às dezoito horas do dia vinte e
cinco de Novembro de dois mil e três, na
Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Rua Martin Francisco, 232
Santos – SP
Texto nº 05
Laura, António e Lílian
genros, nora e netos

convidam para as Bodas de Ouro de

Anselmo e Natália

a realizar-se às vinte horas do dia doze de Outubro
de dois mil e dois, na Igreja Santa Rita de Cássia.

Recepção: Salão de Festas La Piace,
Rua Fernandes, 23 - Cidade Nova.
Texto nº 06
Leandro, Vinícius, Giselle, Márcio, Fernando,
António, Fátima, Ângela,
genros, noras e netos

convidam para a comemoração das Bodas de Ouro de

Danilo e Verónica

a realizar-se às dez horas do dia doze de Novembro de dois mil e três,
na Fazenda Boiadeiro Chaparral - Curiabica.

Rua Frederico Manso, 55 - Água Chuá
67820-000 Curiabica/MT
1953 – 2003
Texto nº 07
Bertholdo e Mariana

juntamente com seus filhos

Kleber, Carlos e Simone

têm o prazer de convidar os familiares e amigos para a
comemoração de suas Bodas de Prata, às vinte horas
do dia oito de Março de dois mil e três, na
Capela do Colégio Salesiano, à
Rua Russel, 98 - Juanira.

Após a cerimónia, os convidados serão recepcionados na Belo Via,
à Rua Marquês de Abrantes, 765 - Farol.
Bertholdo e Mariana Rua Lúcio da Paz, 87/909
Farol - Manaus – AM
Texto nº 08
Teresa Maria, Renato Túlio, Beatriz,
Soraya, Salomé e Roberto Luís
genros, noras e netos
convidam para a Missa em Acção de Graças comemorando
as Bodas de Ouro de seus pais

Alaor e Selma

às vinte horas do dia quinze de Setembro de dois mil e três,
na Paróquia Santa Maria, Rua Cachoeira Dourada, 34,
Belvedere.
São Paulo, Setembro de 1953
Belo Horizonte, Setembro de 2003
Rua Lima Barros, 3 – Serraria
Belo Horizonte – MG
Texto nº 09
Os filhos: Eduardo, Humberto e Gustavo
As noras: Sílvia, Renata e Ludmilla
Os netos: Fabiana, Marcelo, Mara, Gabriel,
Thiago, Paulo César
O bisneto: Matheus

convidam V. Sa. e Exma. Família para a cerimónia de
comemoração das “Bodas de Ouro” de

Marcelo e Aurora

a realizar-se às dezanove horas e trinta minutos do dia 25 de Julho
de dois mil e três, no Santuário Nossa Senhora da Penha,
em Vitória - ES.
Texto nº 10
Dimensões sugeridas para o convite: 14x21cm ou 12x15cm

O papel pode ser branco, de boa qualidade, do tipo opaline ou linho off white.

Bodas de prata: letras pretas ou cinza do tipo manuscrito e envelope com forro ou lacre na cor prata.

Bodas de ouro: letras pretas ou letras pretas com o nome do casal em dourado e envelope com forro ou lacre dourado.

O convite deve ser enviado com antecedência de três semanas a um mês.

Um comentário:

Geomar disse...

PARABÉNS!!!
O site de vocês é MARAVILHOSO!
Hiper-completo e esclarecedor!

Geomar Fernandes