quinta-feira, 2 de julho de 2009

ETIQUETA- DISPOSIÇÃO DA MESA



DISPOSIÇÃO DA MESA

Os lugares podem ser marcados com um pequeno cartão com o nome da pessoa e colocado logo acima do prato.Não havendo cartão, é a dona da casa que distribui os lugares.

TALHERES

A ordem dos talheres segue a ordem dos pratos a serem servidos.

ANFITRIÕES E CONVIDADOS

Os anfitriões devem ficar atentos, pois enquanto um dos convidados estiver comendo, eles devem acompanhá-lo, isto é, somente param de comer depois que todos já tenham terminado.

GUARDANAPOS

Os guardanapos não devem estar muito engomados, pois dificulta o manuseio, mas muito bem passados.

BEBIDAS

A bebida a ser servida deve combinar com os pratos que serão servidos. Considerando-se que este conhecimento é prévio, os copos serão colocados de acordo com a necessidade, isto é, se for servido peixe, como prato único, não há necessidade de colocar o copo para vinho tinto.

TOALHA DE MESA

A toalha da mesa deve estar bem passada e sem vincos. Observar a combinação da cor da toalha e da louça. Se a toalha for estampada, usar lousa lisa. Se for lisa, a louça pode ser desenhada. Porém, para uma recepção mais requintada, evite toalha estampada.


TAÇAS

Quanto maior for a haste de uma taça, mais formal ela é considerada. E as taças com haste alta são usadas em festas a rigor.

Repetir o prato

É falta de educação repetir um prato durante um jantar? Depende muito da ocasião: Em jantares formais, ou ainda, com serviço à francesa (como bodas e casamentos por exemplo) não devemos repetir o prato. Pois isso, atrapalharia na organização do evento. Em jantares informais, na casa de amigos não há problema algum em repetir o prato, aliás é até um elogio à anfitriã e a quem preparou o prato.

Nenhum comentário: