quinta-feira, 2 de julho de 2009

ETIQUETA - ALMOÇO INFORMAL


ALMOÇO INFORMAL

Almoços não precisam de muita etiqueta. Um almoço deve ser uma refeição alegre e bem servida, mas com pouca formalidade.

Na arrumação da mesa tudo se permite: toalhas estampadas ou xadrez, cores únicas bem vivas, serviços americanos em linho cru, rafia, madeira e até mesmo plástico, se forem originais e de boa qualidade.

A fantasia se estende à louça. É a hora ideal para usar serviços pintados à mão, pratos de barro vidrado e as tão úteis louças plásticas, em cores vivas e padrões diferentes.

Talheres de linhas modernas ficam melhor em mesas assim concebidas. Os copos podem ser grossos, em cores vivas.


Os centros de mesa podem ser frutas e flores das mais variadas.

A colocação dos pratos, copos e talheres é a comum, determinada pelo que se vai servir. O prato para pão poderá ser usado para a salada, também.

Nada de velas, a menos que seja inverno e o aposento esteja escuro, o que não é comum. Os talheres de sobremesa virão com o prato servido ou por servir. Café à mesa ou fora dela, é indiferente.

Os almoços formais não são comuns. Umas poucas senhoras ainda usam convidar apenas mulheres para almoços formais, costume que vem desaparecendo. Para servi-los, as regras que regem um jantar formal são as mais indicadas.

Nenhum comentário: