quarta-feira, 1 de julho de 2009

ETIQUETA- COMO CONDUZIR CONVERSAS AGRADÁVEIS


COMO CONDUZIR CONVERSAS AGRADÁVEIS

A arte de conversar é uma habilidade, que pode ser aprendida, praticada e aperfeiçoada até pelos mais tímidos. Tudo é uma questão de relaxamento e preparação.
- Aprenda a superar os obstáculos que geralmente acontecem em longas conversas. Vergonha, insegurança, nervosismo, problemas de linguagem e dicção podem ser minimizados com estudo, treinamento e até terapia.
- Enriqueça seu cabedal de assuntos para conversas. Acontecimentos atuais, filmes e livros, gastronomia e restaurantes, música, psicologia humana e hobbies são fontes ricas. Pelo menos num desses assuntos procure se aprofundar.
- Pratique a arte de conversar com pessoas em quem confie. Tente novos assuntos, novas maneiras de falar e até improvisações durante a conversa.
- Esteja bem informado. Leia jornais, revistas, livros, assista a novos programas de televisão.
- Procure se aprofundar em assuntos de interesse das pessoas que lhe são próximas e pratique falando sobre eles.
- Aprenda algumas frases de início de conversa, como: “Você sabe, outro dia eu tomei conhecimento de que a quantidade de mortes no Brasil por acidentes de carro em um ano é maior do que toda a Guerra do Vietnã?”, ou “Você viu a última apresentação daquela peça de teatro?”.
- Faça perguntas para outras pessoas que ajudarão a conversa a fluir. “É verdade que médicos geralmente detestam escrever?” ou “Você acha que uma campanha de desarmamento é necessária no Brasil?”.
- Demonstre interesse na conversa, com olhos, ouvidos e mente bem abertos para o que estiver sendo discutido. Mostre-se chocado, satisfeito ou impressionado com as frases.
- Procure ler as reações das pessoas a sua volta e a partir delas adeque sua conversa.
- Muitas pessoas gostam de falar sobre animais de estimação, comidas, decoração, casas, estrelas do cinema e TV, futebol. A maioria não gosta de discutir sobre salários, política, religião ou computadores. Mas isso é uma generalização que não vale em determinadas ocasiões.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom obrigado pelas dicas...