quinta-feira, 2 de julho de 2009

ETIQUETA- CONVITE PARA FESTA INFANTIL


CONVITES

Convite para Festa Infantil

Façam juntos a lista dos convidados, de acordo com o seu planejamento. Não se esqueça que os convites devem ser entregues com no mínimo uma semana de antecedência. Caso o seu filho já saiba escrever, estimule-o a preencher ou assinar os convites (se não forem muitos…). Se for possível, evite os convites comprados prontos, dê preferência àqueles personalizados ou artesanais. O seu bom gosto e criatividade já devem começar por aí.


POR TELEFONE OU IMPRESSO

Os convites para festas com até trinta pessoas, podem ser feitos por telefone. Para maior número de convidados há necessidade de um convite impresso.

IMPOSSIBILIDADE

Na impossibilidade de entregar pessoalmente os convites para os convidados de sua cidade, é aceitável que vocês enviem pelo correio ou contrate um empresa prestadora de serviços tipo moto - boy, desde de que antes do despacho, telefonem informando sobre a cerimonia, sutilmente solicitando desculpas e transparecendo a importância da presença dos convidados .

ENVELOPE PLÁSTICO

Nunca use envelope de plástico para entregar um convite em mãos.

NÃO USE

Não se usa mais as expressões Ilustríssimo, Excelentíssimo exceto quando o protocolo exigir. É o caso de príncipes, sacerdotes, chefes de estado. Para bispo use Sua Excelência Reverendíssima , no caso de chefe de Estado, use Sua Excelência; para um príncipe, Sua Alteza; para um juiz, Meritíssimo. Em qualquer um dos casos, deve-se escrever por extenso. Para uma senhora quando se usa o nome de batismo, diz-se Dona, Exemplo: Dona Anita Melo, e nunca Senhora Anita Melo. Ou então, quando se dirige ao casal. Senhor Luiz Silva e Senhora; Senhor Luiz Silva e família.

CONVITE DE CASAMENTO

Deve ser simples, folha única ou dupla, variando a qualidade do papel (opaline, tela, linho, vergê) nacional ou importado de acordo com o gosto, de e preferência branco ou creme. Deve constar impresso, geralmente em tinta preta e manuscrito, em cima à esquerda o nome do pai e logo abaixo o da mãe da noiva. Na mesma direção a direita o nome do pai e da mãe do noivo.

Idéias de convite p/ festa de aniversário:





SONHO

Hoje em dia não são todas as adolescentes que sonham com seu baile de debutante, muitas trocam por outros presentes e principalmente por viagens ; mas as que ainda conservam esse sonho, vale a pena realiza-lo, pois a vida ainda é capaz de brilhar por uma noite nessa idade.

BUFFET

O buffet se encarregará de ter alguém para lhe indicar durante a festa cada passo e hora das pompas habituais de uma festa de debutante para que você não precise se preocupar com relógio e possa recepcionar seus convidados tranqüilamente.

Escolha do Buffet

os convidados falarão bem ou mal da festa conforme a qualidade do serviço e dos pratos. visite os buffets, vá à 1 recepção deles. faça no mínimo 3 degustações completas: a qualidade muda muito de 1 lugar para outro. Não se iluda com preços baixos: a qualidade será inferior! garçons por convidado: 1 garçon p/ 18 convidados (franco-americano) e 1 p/ 12-15 convidados (inglês ou francês), se não o prato e ou salgados não chegarão em seu convidado. forma de pagamento: alguns parcelam em 18x c/ taxa baixíssimas, outros em 10x s/ juros e outros cobram juros altos! quem pagará os 10% a + ? quantidade de salgados, canapés e doces por convidados, o que está incluso no serviço e etc. estou à disposição.

Veja o quanto vai gastar

Decida o tipo de festa , faça o orçamento.Ponha as contas no papel e veja até que ponto é possível compromete seu bolso sem ter dor de cabeça depois.

Cuidados aos escolher um buffet

Se a comemoração será realizada em um buffet especializado , tome alguns cuidados:1- Busque recomendação com os amigos e parentes. Caso contrário, verifique a possibilidade de degustação. Na hora da festa não haverá mais chance de mudar nada que o desagrade.2- Verifique as variedades e quantidades de bebidas e alimentos que serão oferecidos e, principalmente, que tudo o que foi combinado conste por escrito no contrato 3- Pergunte no buffet sobre alguma restrição quanto a decoração , utilização de fontes de energia (para fotos e filmagens) bem como os horários para montagem e desmontagem.

Mais dicas para festa infantil

Após a escolha do tema, compre o material descartável: copinhos, pratinhos, garfinhos e guardanapos. Com tudo bem planejado você vai poder curtir com muita tranqüilidade cada minuto da festa. Para evitar qualquer transtorno, prepare aproximadamente 10% a mais de lembrancinhas, além das crianças convidadas. Decidam sobre os salgados, doces e bebidas. Não se esqueça de que trata-se de uma festa infantil e que por isso, os refrigerantes também merecem um lugarzinho no freezer.

Como organizar a Festa da Criançada I

Festa exige alegria, imaginação e muita disposição. Por isso mesmo, saiba organizar a sua festinha infantil: o trabalho fica menor e o cansaço irrelevante. Para começar, a criança tem que participar da organização e sentir-se útil e responsável por alguns detalhes, o que irá depender, é claro, da sua idade.

Como organizar a Festa da Criançada II

Escolham juntos o tema da festa e as brincadeiras que serão organizadas no dia, o que naturalmente depende da idade da criança. Tenha o cuidado de pesquisar os preços e opções de temas e animações antes de conversar com o seu filho e, principalmente, antes de levá-lo a qualquer casa de festas. Isto para evitar desapontá-lo ao dizer que mamãe não pode lhe dar de presente esta magnífica e caríssima festa do Hércules que você escolheu . Deixe-o escolher sim, mas dentro do seu orçamento.Uma idéia é alugar cama- elástica, ou se a criançada for menor de 5 anos contratar um animador de festas, vestido de palhaço para fazer mágicas, palhaçadas, etc.

Recepção

Outra dica importante é sobre a quantidade de convidados. No convite você pode colocar um lembrete dizendo para confirmar presença com 1 hora de antecedência e não esquecendo de deixar o seu telefone de contato para a confirmação da presença, e não esquecendo também de colocar em anexo no convite grande, convites individuais de acordo com tanto de pessoas que você pretende convidar. Isso evita que a mãe de uma criança leve a tia com os sobrinhos que chegaram do interior. E jamais fique na portaria com os seguranças recebendo os convidados, pois isso evita de chegar alguém te pedindo para entrar e você será obrigada a deixar, para não ficar sem graça. E também nunca fique atendendo os telefones de confirmação de presença pois pode acontecer o mesmo de alguém te pedir para levar alguém a mais. Mais se você ver que a festa vai ser um fracasso e que a maior parte dos convidados arrumaram uma desculpa de ultima hora para não comparecer à festa, ai você libera para tias, sobrinhos, avós, avôs… pelo menos não sobra aquele mundo de comidas e a festa não fica vazia.

Não se esqueça da recepcionista e a fantasia que ela irá vestir. Tipo sua filha quer a festa no estilo “Branca de neve”, ou seu filho quer do “Super- Homem” que ai no caso será um recepcionista homem que irá se vestir de Super- Homem, e não se esqueça do caderno de presença que os convidados devem assinar e quem cuidará do caderno é a recepcionista, se for uma festa grande em clube ou um salão de festas não se esqueça que o segurança é importantíssimo para evitar que algum bêbedo tente entrar na festa e atrapalhar a festa.

CASO NÃO POSSA

Se você não puder contratar um buffet, procure um espaço que você tenha certeza que irá acomodar seus convidados ou convide apenas o número de pessoas que ficarão bem acomodados no espaço que você já possui e então poderá alugar mesas e cadeiras e até mesmo toalha e todo material necessário para poder servir seus convidados. Deverá então procurar um decorador e também contratar alguém para fazer os salgados bolos e doces ou encomendar de pessoas especializadas.

DECORAÇÃO DELICADA

Na decoração use de preferência flores delicadas que podem variar do branco ao marfim, champagne ou salmão isto serve para as toalhas também.

O QUE SERVIR

Você poderá servir somente um coquetel ou um coquetel com prato quente, isso dependerá de sua disponibilidade financeira.

Decoração de festas

Cada evento tem o seu propósito e deve ser decorado com arranjos adequados a ele. No caso de um almoço, prefira um arranjo em tons claros, que pode ser sofisticado ou casual. Para reuniões, ou encontros mais sérios prefira arranjos que transmitam calma, sendo discretos e de forma elaborada com um toque de elegância, tornando o ambiente mais propício a comunicação. No caso de um arranjo para mesa de buffet, as flores podem e devem ter uma certa fragrância que dissipe do ar o cheiro característico de ambientes fechados para que não se perca o aroma dos pratos servidos. Em todos os casos é importante que o cliente tenha uma certa cumplicidade com o arranjo solicitado, pois as flores demostram as características de quem as compra. Ou seja, nada de flores coloridas ou muito exageradas.

ENFEITANDO A MESA

Você pode colocar algumas velas para enfeitar (só em casos em que a festa de noite). Mas cuidado, a mesa não pode ter muitos objetos,pois além de ficar com uma aparência carregada,faltará espaço para os objetos mais importantes.

BOM SENSO

Você pode receber muito bem os convidados usando aquilo que se tem, o importante é ter bom senso, na arrumação de uma mesa o importante não é a ostentação e o luxo e sim saber o que combina, preparar os alimentos com qualidade, optar pelo serviço dependendo de cada ocasião. Um exemplo de deselegância é misturar louças, metais e cristais diferentes, o bom senso é a solução. Um exemplo de elegância: Porcelanas lisas e brancas caem muito bem com toalhas estampadas e vice-versa. Guardanapos de papel só pega bem em recepções descontraídas

Garçons

È muito importante que os garçons estejam vestidos todos iguais e de acordo com o tema da festa, e que sejam profissionais. Mesmo que o buffet seja preparado por você, não adianta pagar uma gorjeta para seu vizinho ou sobrinho que nunca servirão nada em uma bandeja, e também não é tão caro estes serviços de garçons. E para que você não preocupe com nada no dia da festa deixe pelo menos duas mulheres na cozinha para enxerem as bandejas, para os garçons servirem.

Nenhum comentário: