quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DICAS - MESA DE NATAL


Uma mesa bem decorada valoriza a ceia de Natal. Os enfeites vão ser vistos de perto e têm que ser muito bem escolhidos. Para arrumar, nem é preciso gastar muito.

Nessa época do ano, é fácil encontrar todo tipo de enfeite de Natal. Difícil é conseguir escolher. Pra nos ajudar nesse desafio, convidamos o arquiteto e decorador Rômulo Russi. "Sempre andar muito e ter muita paciência

Nas ruas de comércio popular procuramos produtos baratos, mas de qualidade. Descobrir novidades também ajuda a impressionar os convidados. "Isso aqui era o mais comum. Hoje em dia, a gente tem essas que dão um efeito bem bacana e as lâmpadas são menores e são muito mais resistentes."

Para cobrir a mesa, fuja das toalhas com motivos natalinos. "Todo ano usando a mesma, enjoa. Então compra uma neutra e usa o ano inteiro."

Por último, vá ao mercado para comprar frutas da época. Sacolas cheias, fazemos as contas: gastamos R$ 100. "A gente tem toalha, flores, trigo. A gente vai misturar tudo e fazer uma composição de arranjo de mesa."

Vamos para o apartamento de Fábio Fernandes, que não tem a menor idéia de como preparar a casa para o Natal. "Acho que eu não saberia escolher e nem onde procurar."

Para criar o arranjo de centro, Rômulo enche uma tulipa com pimentas verdes e vermelhas. Depois, usa flores, trigo, papel celofane e brilho. "Numa mesa é sempre melhor um arranjo alto. De preferência alto e fino para não atrapalhar a visão, a conversação."

Os guardanapos de papel ficam bem mais elegantes envoltos numa fita. "Só não apertar pra não amassar o guardanapo, tanto na dobra do guardanapo, como na hora de dar o laço também pra não amassar o papel."

Velas são sempre bem vindas, mas também devem seguir uma etiqueta. "Mesmo que você não queira estragar a vela, você queima a pontinha do pavio, deixa pretinho."

Na mesa de apoio para a ceia, coloque uma toalha branca e a fruteira. Os detalhes valorizam o conjunto. Os materiais se repetem, como se todos os arranjos conversassem. "Você tem sempre que fazer a integração de um pro outro, porque se não parece que você se preocupou com um, depois viu que tava faltando alguma coisa, começou a montar outro."

O pisca-pisca e as velas iluminam o conjunto. "Eu gostei bastante, não imaginei que ficasse esse resultado", disse Fábio.

Alguns lembretes antes de ir às compras. "É interessante você já sair com a idéia pronta. O bonito de uma mesa é sempre poucos elementos. Tem que trazer luz, tem que trazer harmonia e ao mesmo tempo algo que reflita beleza, porque é uma data muito bonita", disse Rômulo.

Fonte: jornalhoje.globo.com

Nenhum comentário: