quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DICAS-MESA DE NATAL II


Mesa de Natal

A consoada é a refeição mais importante do natal. É tradicionalmente celebrada em família ao redor de uma mesa repleta de iguarias típicas desta quadra.

Para não descurar um dos elementos mais importantes da festa, a mesa de natal, todos os pormenores devem ser pensados antecipadamente.

No momento de decorar a mesa, eis algumas dicas a ter em conta:
Toalha e guardanapos

A toalha pode ser lisa ou colorida com motivos de natal e deve estar impecavelmente engomada.

Use de preferência guardanapos de pano. Estes podem ser no mesmo tecido da toalha ou em contraste com esta. Por exemplo, para uma toalha vermelha, use guardanapos da mesma cor, brancos ou verdes.

Também pode optar por uma toalha verde, usando enfeites ou um serviço de loiça com detalhes em verde, vermelho ou dourado.

Se usar uma toalha branca, quebre o tom com arranjos ou um serviço de loiça colorido.

O importante é ter em conta o tom da decoração que escolheu para o resto da casa.
Pratos e talheres

É altura de utilizar o melhor serviço, embora este não precise de ser especial. Se o seu serviço de jantar tiver um fio dourado ou prateado, use castiçais a condizer para dar um toque sofisticado. Neste caso os talheres também devem ter algum detalhe dourado.

A loiça branca é mais versátil pois combina perfeitamente com qualquer tom que tenha escolhido para a toalha.
Copos e taças

Use de preferência taças, pois o momento requer este toque de requinte. Para uma mesa com vários elementos decorativos, deverá optar por copos ou taças de linhas simples, direitas e incolores. Se, pelo contrário, a mesa for simples, nesse caso poderá servir as bebidas em copos trabalhados.
Coroa, velas e castiçais

Uma mesa elegante não tem que ser uma mesa muito cheia.

Os castiçais e centros de mesa são os mais utilizados na decoração. Mas evite que estes sejam demasiado altos para não taparem a vista entre os convidados.

Use e abuse das velas. Há velas de todos os tamanhos, cores e feitios. Escolha velas inodoras de cor branca, marfim ou vermelhas, conforme a cor da toalha e da restante decoração.

Em vez dos castiçais, pode juntar algumas velas e atar com fita vermelha ou dourada.

Se optar por fazer um centro de flores, use flores naturais e sem perfume, para não interferir com o aroma da comida e das bebidas.

Também pode fazer arranjos de centro utilizando fruta, frutos secos e pinhas.
Pratos típicos

Alguns dias antes do natal, elabore uma lista com tudo o que necessita para preparar a consoada
Bebidas

É fundamental pensar nas bebidas para acompanhar a ceia de natal. Podem ser servidos água, sumos, vinho e champanhe. Os sumos, vinhos brancos e champanhe devem ser servidos frescos.

Para acompanhar o tradicional prato de bacalhau, pode escolher um vinho verde ou branco e para a carne seleccione um vinho tinto.

No final da refeição, sirva um digestivo. Pode ser um porto, um licor ou um conhaque, para assegurar todos os gostos.
Chocolates

E porque o momento pede algo de especial, espalhe pelas mesas de centro deliciosos bombons de chocolate e também frutos secos, servidos em tacinhas.

O segredo é criar um ambiente que agrade a toda a família.

Nenhum comentário: