sexta-feira, 3 de julho de 2009

ETIQUETA- JANTA FORMAL


JANTAR FORMAL

Em primeiro lugar, falemos sobre a mesa. Para vesti-la, toalhas de linho adamascado em tons pastel, organdi ou linho bordado. Serviços americanos, somente os de renda fina ou organdi.

Os guardanapos são dobrados ao comprido e colocados sobre o prato de serviço ou ao lado esquerdo do garfo, se o primeiro prato já estiver servido.

O prato de serviço é colocado a 2,5 cm da borda da mesa. Pratinhos para pão e manteiga, em geral, não são usados. Mas se forem, ocuparão o lugar normal, à esquerda do prato de serviço. A colocação dos talheres obedecerá o planejamento do cardápio, ou seja, serão arrumados de fora para dentro, na seqüência em que serão utilizados.

Regra geral: À direita coloca-se a colher de sopa, a faca de peixe e a faca de carne. À esquerda, também de fora para dentro, põe-se o garfo de peixe, o garfo de carne e o garfo de salada. Se forem servidas ostras (que deverão ser sempre o primeiro prato), deverá ser colocado, à direita da colher de sopa, um garfinho especial para esse tipo de marisco.

O copo para água e um ou dois para vinhos serão colocados acima do prato, ligeiramente à direita, com o copo para água mais para dentro. O de vinho tinto vem a seguir, ficando o de vinho branco na extremidade. Taças de champanhe ocupam um segundo plano, uma vez que esta bebida é servida por último. Em algumas ocasiões, no entanto, serve-se champanhe durante toda a refeição. Nesse caso, não haverá copos para vinho. Apenas um copo para água acompanhará a taça.

Os talheres de sobremesa serão colocados na mesa quando esta for servida.

Fumar à mesa, prejudica o paladar das iguarias que vão ser servidas. Portanto, os verdadeiros mestres da cozinha não admitem essa liberdade. Mas fumar é, atualmente, um hábito muito generalizado, sendo muitos os anfitriões que não se incomodam com o fato dos convidados fumarem à mesa. Se for este o seu caso, coloque cinzeiros individuais em cada lugar ou coloque-os entre cada dois convidados. Isto colocará os convidados à vontade para fumar.

Nenhum comentário: