sexta-feira, 3 de julho de 2009

ETIQUETA - SERVINDO O PRATO PRINCIPAL


Servindo o prato principal:

Depois que todos já tiverem se servido da entrada, o garçom retira os pratos servidos e, no caso de sopa, o prato raso de serviço também. Os coquetéis já devem vir em recipientes próprios sob os quais se colocam pires que protegem o prato de serviço. No caso da sopa, o prato da mesma pode não estar muito limpo embaixo, sujando o prato de serviço. Se este estiver limpo, poderá voltar à mesa para servir o prato principal.

Em seguida, devem vir da cozinha, um a um, os pratos que substituirão os usados, colocando-os pela esquerda, na ordem em que vão ser servidos. Se, para facilitar o trabalho, for melhor trazer os pratos dois a dois, um deles ficará esperando na mesa auxiliar. Passa-se, então, ao serviço propriamente dito, com as normas já devidamente estabelecidas acima.

O vinho, se houver, vem depois de servido o prato, com o garçom enchendo primeiro o copo do dono da casa (o que evita que algum pedaço de rolha venha a cair no copo de algum convidado, propiciando, também, ao anfitrião, um exame antecipado da bebida que poderá ser recusada, se não estiver satisfatória). A senhora à direita do dono da casa será a próxima e assim por diante.

O procedimento para servir um segundo prato é idêntico, havendo, naturalmente, a necessidade de se remover os pratos usados.

Há quem goste de servir saladas com ou após o prato principal. Nesse caso, é melhor usar saladeiras pequenas, já servidas da cozinha, colocando-as ao lado esquerdo ou sobre o prato de serviço, conforme for o caso. Não esquecer, então, de colocar à mesa o garfo para salada, à esquerda do prato, antes do garfo de carne

Nenhum comentário: