Ocorreu um erro neste gadget

sábado, 4 de julho de 2009

ETIQUETA- AS BEBIDAS


As Bebidas
Bebida alcóolica. O copo de coquetel ou drinques aperitivos não são levados para a mesa de refeição. Igualmente não se solicita bebida destilada (whisky, cognac, etc.), nem bebidas alcoólicas doces (licor, vinho do porto, etc.) como acompanhamento dos pratos principais. O acompanhamento em um jantar formal sempre foi principalmente o vinho. Deve-se beber apenas o que é oferecido como acompanhamento a cada estágio da refeição, no momento oportuno. O anfitrião oferecerá bebidas destiladas quando forem exigidas por pratos especiais (sakê, para comida japonesa, cachaça para feijoada e churrascos gordurosos, etc.)


Brindes e discursos. Uma pessoa educada é capaz de proferir palavras de saudação, brinde ou discurso quando solicitada a fazê-lo em um almoço ou jantar, ou quando percebe que é oportuno e esperado que tome tal iniciativa. O brinde por isso é um tópico de Boas-maneiras à mesa tanto quanto à postura para o seu pronunciamento quanto ao modo de corresponder ao gesto quando ele é proposto.
Não se deve encher até a borda os copos de vinho, com exceção do champanha. Deve-se deixar um espaço entre o nível do líquido e a borda do copo, espaço dentro do qual se desenvolve e expande o buquê (aroma típico de cada vinho).
Encher em demasia os copos ou os cálices é pouco delicado. Não há uma justa medida. Pode-se, porém, aconselhar o seguinte: vinhos brancos - até o meio; vinho tinto - dois terços do copo. É preferível repetir a fazer o copo transbordar.
Um vinho ou uma cerveja basta para acompanhar um repasto. Ninguém é forçado a tomar "drinks" sob pretexto de abrir o apetite.
No inverno, no entanto, sobretudo no jantar, se oferece um Martini ou um vermute.
O vinho branco é servido para acompanhar o peixe. Para carnes, o vinho tinto é mais apreciado.
O champanhe só é tomado, em geral, em almoços ou jantares festivos.
No entanto, nem todos gostam de álcool. Para os abstêmios serve-se água mineral, sucos de frutas ou refrigerantes.
Nunca se toma uma bebida à mesa estando com a boca cheia e sem antes limpar os lábios com o guardanapo.

Nenhum comentário: