quinta-feira, 2 de julho de 2009

ETIQUETA - CADA OCASIÃO UMA ROUPA


Cada ocasião uma roupa

Como se vestir

Jeans e casamento não se casam

Gente por favor não cometam a gafe de ir em um casamento por mais simples que ele seja de jeans, fica até constrangedor para os demais convidados.


BRILHOS E RENDAS NO NATAL

Como todo ano, os vestidos são a grande pedida da moda, mas cada um no seu estilo. O comprimento dos modelos não ultrapassam os joelhos e as rendas e brilhos vão ser o que há. As cores que pegam são o tradicional vermelho e o dourado e nesse ano, o azul, preto, branco e as cores cítricas estão com tudo. Lembrando que os pés vão estar à mostra e bem cuidados, não é?

CONFORTÁVEL

Vista o que vestir, garanta que fica confortável nas suas roupas. Se não sabe como comportar-se numa mini-saia e sapatos de salto alto, escolha calça. Se ficar doido quando usa gravata, deixe-a na gaveta e use uma boa camisa.

TRAJE ESPORTE


Para os homens, significa sem gravata. Dependendo do caso, dá até pra usar jeans, tênis ou caprichar um pouco, dispensando a gravata, mas não o blazer e a camisa. Para as mulheres, esporte significa tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas- ou até um pretinho mais caprichado, com uma bijuteria descolada.

TRAJE PASSEIO


Para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras, gravatas mais divertidas (é a gravata em sua versão informal). Para as mulheres , vestido ou tailleur, sapatos de salto entre médio e alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais cuidado. Em tempo: traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de “esporte fino”. Isso não existe! Para que inventar?

PASSEIO COMPLETO


Para os homens, quer dizer terno escuro e mais formal (de preferencia azul- marinho bem, escuro ou grafite, mas nada de preto), com camisa social branca ou azul muito clara, e uma gravata de estampas discretas. As mulheres devem usar tecidos mais nobres, como crepe, seda, veludo e brocado, mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião.

A RIGOR (ou black- tie )


Para os homens: smoking e, como diz o nome, gravata- borboleta preta, sem ceder as tentações de faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata. O black- tie para mulheres, ao contrario do que se pensa , não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Dá até pra usar, mas não é obrigatório. Porém, os modelos devem ser mais trabalhados, podem ter brilhos, transparências, decotes e fendas mais pronunciadas. Pantalonas largas, de tecidos nobres, também são corretíssimas nessas ocasiões.

GALA


Para os homens, casaca- paletó preto com cauda bipartida, gravata- borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas. Para as mulheres, vestidos longos, abaixo do tornozelo, e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborados que seja o tecido.

Dicas de Presente

DÚVIDA CRUEL

Levar um presente quando somos convidados é sempre um gesto amável e necessário. Na dúvida sobre o que levar, escolha presentes mais universais, como flores, bombons e livros. De acordo com o grau de intimidade, os presentes podem variar de objetos para uso doméstico ( como cinzeiro ou vasos ) ou até alguma raridade gastronômica. Que amante da boa mesa não gostaria de ganha um vidro de tartufo?

ESCOLHENDO

Escolha o presente mesclando o seu gosto com o gosto da pessoa que vai ser presenteada. O tipo de presente também vai variar conforme a sua intimidade com o presenteado.

ROUPAS

Em caso de presentear com roupas, certifique-se do tamanho exato e cor preferida. Trocar um presente não é das tarefas mais agradáveis.

NÃO FORCE A BARRA

Presenteie com consciência de suas possibilidades financeiras. Não pense que só presentes caros podem expressar o quanto você gosta da pessoa. As vezes pequenas lembranças são mais recordadas do que grandes presentes.

TROCA

Em caso de necessidade de troca disponha-se para ir na loja do presente comprado para efetuar a substituição

Nenhum comentário: