quinta-feira, 2 de julho de 2009

ETIQUETA- SERVINDO A SOBREMESA


Servindo a sobremesa:

Removem-se os pratos de cada lugar com a mão esquerda ou, se houver pratos para pão, retira-se o prato de serviço com a direita e o do pão com a esquerda.

Saleiros, pimenteiros e talheres não utilizados são retirados com o auxilio de uma bandeja pequena. Se necessário, limpa-se ligeiramente a mesa com um guardanapo, enchendo-se em seguida os copos de água.

Em cada lugar serão colocados pratos e talheres para a sobremesa, passando-a, então, para que os convidados dela se sirvam.


Se a sobremesa for do tipo individual, pode vir servida da cozinha, com o talher colocado no próprio prato.

No caso de serem adotadas lavandas, encha os recipientes com água morna e limão. Se foi servido algo que o convidado tocou com os dedos (aspargos, alcachofra), água fria com pétalas de rosa ou uma flor pequenina são indicados. As lavandas vêm da cozinha colocadas no prato em que se vai servir a sobremesa, sobre toalhas pequeninas de linho. Os talheres de sobremesa a acompanham. O convidado retira os talheres e a lavanda, colocando-a, ainda sobre a toalhinha, à esquerda do lugar, e dispondo a colher à direita e o garfo à esquerda de seu prato.

A ordem dos últimos pratos de um jantar é a seguinte: queijo, sobremesa e frutas. Os queijos são servidos com pequenos pedaços de pão ou bolachas. As únicas sobremesas que podem ser apresentadas depois das frutas são os sorvetes. Mas isto não quer dizer que você precise servir estes três itens. Basta uma boa sobremesa e o seu jantar terá o êxito assegurado.

Apenas mais um lembrete. Se você pretende adotar o uso da lavanda e vai servir, além da sobremesa, frutas, a lavanda só deve aparecer quando o prato para as frutas vier substituir o de sobremesa.

Nenhum comentário: