quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DICAS - ARVORE DE NATAL



PINHEIRO
.....Existem várias teorias para explicar porquê o pinheiro se tornou a árvore símbolo do natal, na maioria dos países onde este se comemora:
.....Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram também presenteá-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela palma, e fez dela um abano para o menino. A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a idéia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta arvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes).
.....Alguns autores atribuem a existência da árvore de Natal, anterior ao cristianismo.
.....Na Saturnália (festival realizado no inverno em homenagem a Saturno, deus da agricultura), os romanos enfeitavam suas casas com pinheiros.
.....Diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade.
.....A árvore de Natal, no contexto em que se insere hoje, tem sua primeira referência registrada em Strasbourg, Alemanha, no século XVI, quando todas as famílias, independente do seu poder aquisitivo, decoravam os pinheiros com papeis coloridos, frutas e doces. Após espalhar-se por toda a Europa, esta tradição chega ao continente americano em 1800.
.....A rainha Elizabete, da Inglaterra, por ocasião do Natal em que oferecia uma grande festa, e recebia numerosos presentes, pediu que estes fossem depositados em baixo de um pinheiro que havia no jardim.
.....O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual fôr a época do ano.

DICAS:
.....Os pinheiros naturais são com certeza mais bonitos, até porque eles exalam um perfume extremamente agradável, mas os artificiais tornam-se mais práticos, e evitam a preocupação para os anos seguintes.
.....Você pode substituir o pinheiro por qualquer outra planta de porte médio que tenha em casa, e enfeitá-la.
.....Existem pinheiros de cartolina, à venda nos grandes magazines ou em casas especializadas.
.....Sobreponha pinhas, formando uma pirâmide, e enfeite-as com pequenas bolas coloridas, ou apenas com luzes.

BOLAS
.....Por seu formato e pelo colorido, as bolas simbolizam o fruto da “árvore da vida”.

DICAS:
.....Além de ser possível encontrar uma enorme variedade de cores e formatos de bolas, você pode dar-lhes um toque pessoal usando a sua criatividade.
.....Compre pinhas, ou encontre-as no chão em baixo de pinheiros e pinte-as de várias cores, com spray dourado ou prateado, ou cubra-as com spray de neve.
.....Pinte bolas de isopor, usando os mesmos recursos que para as pinhas.
.....Faça bolas de origami.
.....Use laranjas cujo cabinho tenha sido mantido.

O PRESENTE
.....Alguns autores dizem que os presentes simbolizam o presente que Deus nos deu com o nascimento de Jesus.
.....Outros associam a sua representação aos presentes que Jesus recebeu dos Reis Magos.
.....O que importa não é o valor material mas o carinho e a mensagem contidos no cuidado com que você escolhe o presente.

DICAS:
.....Não há quem não tenha uma foto para colocar num bonito porta-retrato.
.....Todos gostam de música. Procure saber o gênero de preferência da pessoa, e compre um CD. Se existe algum em especial que ela gostaria de ter, e está esgotado, ou não se encontra por ser antigo, faça uma busca em sebos, com certeza irá encontrá-lo.
.....Camisetas são peças básicas que ficam bem a qualquer um. Você tem opção das discretas, daquelas com frases ideológicas ou engraçadas, ou ainda você mesma(o) pode pintá-la com tinta própria para tecidos, ou mandar estampar uma foto que tenha algum significado.
.....Ainda para meninas adolescentes, você pode comprar cestinhas ou caixas de palha, (à venda em casas de artesanato nordestino), e colocar dentro um conjunto de calcinha e sutien, um biquíni e uma canga, ou um par de chinelos, tipo havaiana, enfeitados.
.....Para crianças de ambos os sexos, livros de história, cadernos para desenhar, lápis ou canetas, quase sempre são infalíveis.
.....Um bom livro alimenta o espírito e torna-se eterno.

O EMBRULHO
.....Por mais simples que seja o presente, capriche no embrulho. Ele irá enfeitar o canto destinado a estes, e evidenciará a sua vontade em agradar

DICAS:
.....Não se esqueça de que o embrulho deve ter a cara de quem o recebe.
.....Laços grandes, de cores discretas, coloridos, com detalhes de brilho, ou originais, são sempre bem vindos.
.....Sacos de tecido, papel de embrulho, papel crepom ou celofane, fazem belas composições, amarrados com laços generosos ou arranjos de miniaturas em porcelana, plástico,ou qualquer outro material.
.....Embrulhar o presente com jornal, e depois concluir com largos laços vermelhos, prateados ou dourados, é um toque de originalidade, misturando irreverência com requinte.
.....Você pode colocar o presente em caixas que já se compram decoradas, ou dar um toque pessoal, usando toda a sua criatividade.
.....Corte retalhos de pano, no formato de peças de vestuário, (short, camiseta, vestido), e vista a caixa.
.....Se for alguém que já tirou fotos com você, cole-as na caixa, de uma forma harmoniosa ou engraçada.
.....Compre miniaturas que tenham a ver como presente, e cole-as na caixa.
.....Faça um desenho na caixa e dê uma mão de verniz.
.....Se não fizer questão da surpresa quanto ao conteúdo, coloque-o em frascos transparentes, adornados com laços, ou se você pretende criar um certo suspense, embrulhe-o primeiro em papel de seda colorido.

PRESÉPIO
.....Foi São Francisco de Assis quem idealizou a representação do nascimento de Jesus com figuras, após 1223, quando festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na companhia da população de Assis.
.....A tradição do presépio, na forma como é representado nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras imagens apareceram no interior de igrejas, em mosaicos.
.....No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fazia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península Ibérica.

DICAS:
.....O presépio pode ser montado com imagens de porcelana, madeira, barro ou plástico, em tamanhos variados, (à venda nos grandes magazines ou em lojas especializadas), mas você também pode usar a sua criatividade para compô-los, inclusive dando-lhe características regionais, ( a exemplo do presépio nordestino).

#
SINOS
.....Os sinos sempre representaram o instrumento que anunciava as grandes festas populares, e no Natal eles atingem a sua importância máxima.
#

VELAS
.....As velas simbolizam a luz das estrelas que guiaram os Reis Magos.

DICAS:
.....Na base da lareira, (já que no calor deste mês você não a estará usando), coloque velas de várias cores, tamanhos e espessuras. Acenda-as na hora da ceia ou da entrega dos presentes.
.....Reserve um aparador ou uma mesa de centro, para fazer uma composição harmoniosa de velas, com vários formatos e cores. Ou então escolha apenas velas verdes ou vermelhas, grossas, de várias alturas. Passe em torno da mesa uma fita grossa, numa cor que combine com as velas, e arremate com um grande laço.
.....Num recipiente grande, de vidro transparente, coloque um pouco de água e várias velas douradas ou prateadas, em formato de estrela. Você pode colocar este recipiente em cima de uma mesa, ou até mesmo no chão, num local que não atrapalhe o trânsito, nem represente perigo para os mais desastrados.
.....Espalhe velas acesas em vários pontos da sala.
BRINCANDO DE “AMIGO SECRETO”
.....Se a situação está apertada (o que é comum a quase todos), opte pelo esquema “amigo secreto, o que fará com que todos recebam e dêem alguma lembrança, além de poder se transformar num jogo divertido, onde todos aproveitarão o clima descontraído do momento.

DICAS:
.....Comece por um dos donos da casa.
.....Ele deve pegar o presente e falar as características da pessoa a quem este se destina, (sem ser muito objetivo), assim como dos seus sentimentos para com ele(a), (uma boa oportunidade para mergulhar no clima afetivo da ocasião, e dizer coisas, que talvez não tenha tido oportunidade de dizer antes).
.....As pessoas analisarão o que foi exposto, e tentarão descobrir, quem entre elas, melhor se encaixa na descrição.
.....O suspense permanece até que a pessoa certa se identifique como sendo a tal.
.....Ela abre o presente, agradece, comenta a descrição, retribui os sentimentos, pega o presente para o seu amigo, e começa tudo de novo.
.....A brincadeira se repete até que o ultimo presente seja entregue.


Fonte: sensibilidadeesabor.com.br

Nenhum comentário: