Para que você entenda melhor o que seu cabeleireiro fala enquanto está colorindo seus cabelos, preparamos alguns termos usados regularmente, para que, assim, fique por dentro quando o assunto é coloração.
Diagnóstico: em coloração, este termo significa uma avaliação da cor e das características do cabelo. Através deste procedimento é que podem ser avaliadas a cor natural dos cabelos, a cor existente e a cor que será utilizada para a obtenção do resultado esperado.
Amônia: agente alcalinizante responsável pela abertura da cutícula do fio de cabelo, presente nas colorações permanentes.
Agente oxidante: promove a reação de oxidação. É normalmente utilizado nas colorações e bastante conhecido como água oxigenada.
Aglutinação: ato de unir, colar e fixar os pigmentos artificiais da coloração que ficam aglutinados dentro do córtex do fio.
Altura de Tom: é a posição que a cor do cabelo natural (virgem) ou artificial (colorido) ocupa na escala de tons (cores fundamentais ou básicas), sendo que a escala varia de 1 a 10 tons, sendo sempre do tom mais escuro ao mais claro.
Nuance: conhecida também como reflexo, é a modificação que uma cor apresenta por efeito da adição de uma pequena quantidade de outra cor.
Tonalidade: matizes diferentes que uma cor passa quando se inicia um processo de mais claro para mais escuro ou vice-versa.
Decapagem: processo usado para retirada de pigmentos artificiais dos cabelos.
Descoloração: processo usado para a retirada de pigmentos naturais em cabelos sem coloração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário