terça-feira, 30 de junho de 2009

DICAS - CABELO -CICLO DE VIDA DOS CABELOS






O cabelo é uma estrutura córnea, cilíndrica, derivado de um anexo peculiar da epiderme.

O folículo piloso está cravado na derme, parte mais ativa da pele, e é irrigado por numerosos vasos capilares sangüíneos, principalmente ao nível de sua base, onde se situa a papila dérmica, que é local onde o cabelo é gerado.

Neste local, na papila dérmica, as células germinativas, ou queratinócitos, vão se dividir em células filhas que, pouco a pouco, são empurradas para cima pelas células que acabaram de nascer e se ¨queratinizam¨ para, então, formar o cabelo.

O cabelo vive e morre de acordo com um ciclo regular e de duração diferente. Este ciclo é composto por três fases:

- Fase do crescimento: conhecida como fase anágena, dura, em média, quatro anos. As células da papila dérmica se dividem permanentemente e empurram as precedentes para cima. O cabelo cresce.

- Fase de repouso: conhecida como fase catágena, dura, em média, de duas a três semanas. A divisão celular diminui e depois cessa. O cabelo não cresce mais.

- Fase da queda: conhecida como fase telógena, dura de dois a três meses. Os cabelos não crescem mais. A papila, local por onde o fio recebe nutrição através dos capilares sangüíneos, reativa-se, e um novo fio de cabelo aparece, empurrando o cabelo morto que cai.

Na vida de um ser humano, cada folículo pode produzir cerca de vinte cinco ciclos. Um cabelo equilibrado compreende aproximadamente 85% de cabelos em fase anágena e 15% em catágena e telógena.

Quando, por razões diversas, hereditariedade, doença, influência hormonal entre outras a fase telógena dura mais que a anágena, há a queda.

A queda de cabelo pode ser ocasional, não havendo redução do volume de cabelo, ou crônica, quando há a redução de volume.

Nenhum comentário: