segunda-feira, 29 de junho de 2009

DICA - SABÃO ECOLÓGICO?





Ingredientes
• 2 litros de óleo de cozinha usado
• 350 g de soda cáustica em escama
• 350 ml de água

Modo de preparo
Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada a 60ºC. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar por 20 a 30 minutos. Despeje o conteúdo em fôrmas de sabão e aguarde a secagem.

DICA:
Cuidado ao dissolver a soda cáustica. Use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes e deixe o sabão em descanso depois de pronto por alguns dias, antes de usá-lo.

DÚVIDA?
A soda cáustica, aliás, também é um componente não bem-vindo na natureza. Em contato com o óleo de cozinha, segundo Fernanda, “a reação anula as propriedades um do outro. Na verdade, o sabão ecológico causa menos mal que um comprado no supermercado porque tem menos produtos químicos e industriais”.

PREGUIÇA?
O Instituto Triângulo ainda não vende no atacado seu sabão ecológico. Mas é possível, dependendo da solicitação, adquirir as pedras de 1 quilo produzidas pela organização por R$ 2,50 cada.?



ONDE LEVAR SEU ÓLEO



Depois de fritar, junte o óleo que sobrou em garrafas de refrigerante e o leve para os postos de coleta. Não é preciso coar o óleo antes de engarrafá-lo.

EM SÃO PAULO
Embora ainda não exista um projeto da prefeitura para a coleta de óleo de cozinha, as organizações não-governamentais se mobilizam para fazer esse serviço. No Grande ABC, é o Instituto Triângulo o mais conhecido. Em São Paulo, a coleta pode ser feita em algumas unidades da rede de supermercados Pão de Açúcar e também pela Ong Trevo e Samorcc (Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira César) que, recentemente, deram início a um programa do gênero específico para a região do Jardins.

INFORME-SE:
• Instituto Triângulo
Fone: (11) 4991-1112 (a coleta é feita, geralmente, no próprio local que solicitou, mas deve-se ter um mínimo de seis litros para a solicitação)
www.triangulo.org.br

• Trevo e Samorcc
Fones: (11) 6161-3867, 3531-2116 e 3262-4767 (é só informar o nome, telefone e endereço para que a equipe do programa possa retirar o óleo, embalado em garrafas PET, seja coletado)
www.trevo.org.br

• Pão de Açúcar
Fone: 0800-7-732-732
Inicialmente, a coleta está sendo feita nas seguintes unidades: Angélica, Borba Gato, Brooklin, Carneiro da Cunha, Morumbi, Pedroso, Portal, Real Park, Ricardo Jafet, Santo Amaro. É preciso levar qualquer quantidade de óleo embalado em garrafa PET.

EM CURITIBA
Na capital paranaense, o óleo de cozinha é recolhido pela Prefeitura, que lançou o projeto em janeiro deste ano. Os curitibanos podem levar o óleo em garrafas PET nos 83 pontos do programa Câmbio Verde e nos 24 terminais de ônibus da cidade. Em breve, os chamados Armazéns da Família também vão recolher o produto.

INFORME-SE:
Fones: 156 ou (41) 3338-8399 (departamento de Limpeza Pública)
www.curitiba.pr.gov.br

EM PORTO ALEGRE
O Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura de Poá está vinculado ao Pró-Dilúvio, um projeto da prefeitura que promove ações de saneamento e educação ambiental. Lançado também neste ano, o programa já conta com oito postos espalhados pela capital.

INFORME-SE:
www.portoalegre.rs.gov.br

EM FLORIANÓPOLIS
Em Floripa, a coleta é feita pela Universidade Federal de Santa Catarina que, desde o ano passado, desenvolve o projeto chamado Família Casca, em que recupera o óleo de cozinha e o transforma em combustível. No entanto, o projeto coleta o produto apenas na região próxima ? universidade, incluindo os bairros de Trindade, Córrego Grande, Pantanal e Carvoeira. Outra maneira de dar um fim útil ao óleo de bares e restaurantes na cidade é por meio da Associação Industrial e Comercial de Florianópolis, a Acif, que dirige o programa ReÓleo.

INFORME-SE:
www.acif.org.br

NO RIO DE JANEIRO
Os cariocas podem levar o óleo que seria jogado pelo ralo para os postos implantados pelo Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais, o Prove, firmado entre a iniciativa privada, a Refinaria de Manguinhos, e a Secretaria de Meio Ambiente do Rio. Entre os postos de coleta está o Circo Voador. Outro meio de colaborar é ligar para o Disque-Óleo: basta entrar em contato para a equipe desse programa visitar sua casa

INFORME-SE:
• Disque-Prove: (21) 2598-9240
• Disque-Óleo: (21) 2260-3326 (www.disqueoleo.com.br)

EM SALVADOR
O engenheiro químico Luciano Hocevar é o responsável pela Renove, Reciclagem de Óleos Vegetais, e pela picape que passa pelas casas da cidade fazendo a coleta do óleo de cozinha.

INFORME-SE:
Fone: (71) 9979-2504
www.renoveoleo.com.br

Nenhum comentário: