As dicas que vêm a seguir servem tanto ao anfitrião como ao convidado:
- Num restaurante, se foi você quem convidou, antes de pedir os pratos ou o vinho, pergunte aos convidados se eles não querem sugerir alguma coisa. Isso é de bom tom.
- Ao ser convidado para a casa de alguém, envie flores ou leve uma caixa de bombons.
- Se vai viajar à China ou Japão, aprenda a comer com o par de hashi.
- Fora, ou até mesmo dentro do país, se no almoço para o qual foi convidado for servido um prato desconhecido, coma mesmo sem gostar. E não procure saber do que é feito.
- Não é de bom tom aproveitar para fazer consultas grátis com um médico presente na festa.
- Caso protagonize cenas desagradáveis (ninguém está imune a isso), o convidado deve retirar-se discretamente após pedir desculpas aos anfitriões.
- Da mesma forma, se precisar sair mais cedo, despede-se discretamente só dos donos da casa.
- Nenhum convidado deve levar amigos sem antes perguntar se pode, e só deve fazer isso se tiver certeza de que tal pessoa se entrosará bem.
- Outra coisa que o convidado precisa ter é “desconfiômetro”. Se perceber sinais de cansaço dos anfitriões, deve despedir-se e retirar-se, sem esquecer de agradecer o convite e elogiar a qualidade da recepção.
- No dia seguinte, sempre se telefona e cumprimenta os anfitriões pela festa. Assim manda a etiqueta. Finalizando este capítulo, vai aqui uma dica que funciona sempre:
Sendo convidado para almoçar ou jantar, sempre “pegue no mesmo garfo” que o anfitrião, ou seja, observe como ele se comporta e siga o exemplo dele. Sempre dá certo!
2 comentários:
a etiqueta e muito importante para quem quer ser chique ou fina.
todos as pessoas do mundo ou a maioria devem saber ou se abituar ou tentar aprender as regras de como se comportar em jantares finos ou em recepçoes.
na minha opiniao deveria existir aulas gratis ensinando a etiqueta ou ensinando a se comportar perto de pessoas finas ou chiques.
nos pessoas temos que nos abituar com jantares finos.
nos pessoas temos que nos abituar com pessoas finas eou pessoas chiques
Postar um comentário