quarta-feira, 1 de julho de 2009

ETIQUETA EM JANTARES E RECEPÇÕES



As dicas que vêm a seguir servem tanto ao anfitrião como ao convidado:
- Num restaurante, se foi você quem convidou, antes de pedir os pratos ou o vinho, pergunte aos convidados se eles não querem sugerir alguma coisa. Isso é de bom tom.
- Ao ser convidado para a casa de alguém, envie flores ou leve uma caixa de bombons.
- Se vai viajar à China ou Japão, aprenda a comer com o par de hashi.
- Fora, ou até mesmo dentro do país, se no almoço para o qual foi convidado for servido um prato desconhecido, coma mesmo sem gostar. E não procure saber do que é feito.
- Não é de bom tom aproveitar para fazer consultas grátis com um médico presente na festa.
- Caso protagonize cenas desagradáveis (ninguém está imune a isso), o convidado deve retirar-se discretamente após pedir desculpas aos anfitriões.
- Da mesma forma, se precisar sair mais cedo, despede-se discretamente só dos donos da casa.
- Nenhum convidado deve levar amigos sem antes perguntar se pode, e só deve fazer isso se tiver certeza de que tal pessoa se entrosará bem.
- Outra coisa que o convidado precisa ter é “desconfiômetro”. Se perceber sinais de cansaço dos anfitriões, deve despedir-se e retirar-se, sem esquecer de agradecer o convite e elogiar a qualidade da recepção.
- No dia seguinte, sempre se telefona e cumprimenta os anfitriões pela festa. Assim manda a etiqueta. Finalizando este capítulo, vai aqui uma dica que funciona sempre:

Sendo convidado para almoçar ou jantar, sempre “pegue no mesmo garfo” que o anfitrião, ou seja, observe como ele se comporta e siga o exemplo dele. Sempre dá certo!

2 comentários:

Anônimo disse...

a etiqueta e muito importante para quem quer ser chique ou fina.
todos as pessoas do mundo ou a maioria devem saber ou se abituar ou tentar aprender as regras de como se comportar em jantares finos ou em recepçoes.
na minha opiniao deveria existir aulas gratis ensinando a etiqueta ou ensinando a se comportar perto de pessoas finas ou chiques.

Anônimo disse...

nos pessoas temos que nos abituar com jantares finos.
nos pessoas temos que nos abituar com pessoas finas eou pessoas chiques