Ocorreu um erro neste gadget

sexta-feira, 3 de julho de 2009

ETIQUETA- COMO COMER OS ALIMENTOS


Como Comer os Alimentos
Alface e folhas em geral
Não se deve cortar folhas de alface ou de quaisquer outros tipos de folhas, mas se necessário você poderá rasgar a folha, para em seguida dobrá-la em forma de “trouxinha”.


Azeitonas
Se fizer parte do couvert, come-se com a mão, devolvendo o caroço à mão em forma de concha. Quando a azeitona fizer parte do prato que foi servido, você devolverá o caroço no garfo, mas em ambos os casos você depositará o caroço no canto do prato, ou na caroçadeira que estiver a sua frente.


Batatas
As batatas cozidas, fritas e/ou "sautés", devem ser comidas com o auxílio do garfo; já as batatas "chips" podem ser comidas com o auxílio das mãos.


Pão
Na hora de comer o seu pedacinho de pão à mesa, saiba que não poderá cortá-lo com a faca e sim com a ajuda das mãos.

Sanduíches grandes
Deverão ser comidos com auxílio do garfo, os pequenos poderão ser comidos com as mãos.


Consommé ou Soupé
O comsommé ou soupé é servido em um recipiente que tem duas alças, parecendo com uma xícara. A forma correta de tomar comsommé ou soupé é com o auxílio da colher de sopa. Há pessoas que costumam tomá-lo segurando a "consomeira" pela duas asas.


Frango
Não se deve comer frango com as mãos, por mais descontraída que seja a ocasião. Se o frango estiver sendo servido à mesa, você o comerá com garfo e faca, mas para não deixar outras pessoas constrangidas você poderá segurá-lo com as mãos, protegendo-as com um guardanapo de papel.


Macarrão (spaghetti, taglierini)
Deve ser enrolado no garfo e comido com o auxílio de uma colher, segura pela mão esquerda. Não se deve cortar o macarrão para comê-lo.


Mexilhões
Retira-se o mexilhão de dentro da casca com ajuda de um garfo próprio para comer mexilhões. Se ele for servido fora da casca, você usará o garfo de peixe.


Frutas
Frutas frescas na mesa é um hábito saudável, e para torná-lo mais saudável e agradável, vamos aprender como comer essas frutas (Obs.: Ë necessário que se coloque um tigelinha acima do prato da fruta e do lado esquerdo; dentro
desta tigela estará a lavanda que deverá ser usada logo após você terminar de comer a fruta.):

Abacaxi
É apresentado em rodelas. Com o garfo e a faca você come aos pedaços, deixando a parte rija.


Abacate
Em reuniões íntimas, você deve comê-lo com a colher de sobremesa. Mas se for apresentado inteiro, com a ajuda da faca você deve cortá-lo ao meio, tirando o caroço com a ajuda da colher e acrescentando açúcar se desejar.


Laranja
Quando servida inteira e já descascada, come-se de garfo e faca, tirando os gomos. Se a laranja vier inteira, mas sem estar descascada, o procedimento correto é : fixa-se o garfo no alto da fruta, e com o garfo vai-se descascando a fruta em pedaços, de cima para baixo.


Morangos
Morangos graúdos necessitam de garfo e colher para que não escorreguem no prato. Quando servidos sem cobertura de chantilly, deverão estar à mesa em uma bonita travessa, sob raspas de gelo.


Manga
É cortada nos quatros lados do caroço, e comida com ajuda do garfo e da faca : raspa-se a polpa da fruta com a faca para comer com o garfo.


Uvas
São comidas com os dedos. Com a mão em concha, retire as sementes da boca e deposite-as na beira do prato. Ameixas, cerejas, amoras e jabuticabas comem-se da mesma forma.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adorei as suas dicas e aposto q vou me sair super bem nesse meu almoço!
obrigado pela ajuda!
beijos

Viviane Marques disse...

Bom dia!


Sou Viviane Marques de Manaus e adorei as dicas que vao ser muito útil em meu convivio social e para meu namorado que acha que é permitido comer frango e peixe com as maos e me mata de vergonha.


Att:


Viviane Marques